domingo, 11 de abril de 2010

O Bicho

Vi ontem um bicho
Na imundice do Pátio
Catando comida entre os detritos

Quando achava alguma coisa
não examinava nem cheirava
Engolia com veracidade

O bicho não era um cão
Não era um gato
Não era um rato

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira
Muitas vezes vemos coisas que nós não acreditamos que são feitas por seres humanos, coisas que animais fariam, mas, que nem eles deveriam fazer.Pessoas vivem em condições que não são favoráveis a ninguém, tendo que procurar meios de se manter vivos e de se sustentar.
Vemos todos os dias imagens que nos deixam até assustados, mas infelizmente a cidadania e a ética não chegaram a todos, para pensarem nesses seres e os ajudarem.


Jennifer Calcagni, Alessandra Ferreira, Monise Martins, Suellen Marques,Francine Almeida, Gustavo Trabuco

6 comentários:

  1. É realmente impossível tentar uma definição de ética. As vezes se confunde com a moral, as vezes com um ou outro imperativo categórico, que seja o da dignidade humana. Devemos, contudo, nos ater sempre a uma premissa básica de tratar as pessoas como fins em si mesmas (Vide filosofía Kantiana). O que isso significa? Simplesmente, intelectivamente, porém não no plano da prática, que as pessoas não devem ser tratadas como meios. A exmplo nosso passado colonial, escravocrata, elucida o trato das pessoas como meios.

    Cidadania, lato sensu, é vista como a ação do cidadão consciente. Estricto sensu sugiro que procurem a Constituição Federal de 1988 e dêm uma olhada.

    Fica aqui humilde contribuição que espero que sirva para aguçar o interesse, e não que sirva como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  2. ética... palavrinha dificil de se definir, todos dizem que são éticos, mas, na hora que vêm um cidadão precisando de ajuda impina o nariz e passa reto, mente, mata, destrói...
    Afinal de contas o que é ser ético...

    ResponderExcluir
  3. Falar de ética é difícil. Viver a ética talvez mais difícil. Acreditar na possibilitade deste humano ético, isso é maravilhoso. E, eu ainda acredito. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa. Muito oportuna; principalmente, às vésperas de eleições.
    Bom, esse texto de Manuel Bandeira, com essa imagem da criança são muito chocantes. Porém, o cenário criado por ambos é incontestavelmente realidade.
    Todavia, ao ver jovens tomar essa iniciativa, como vocês tomaram, renova o ânimo de qualquer pessoa que se preocupe e se ocupe com essa nobre causa.
    Parabéns, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Ética é uma palavra que ouvimos o tempo todo, mas afinal, o que é ÉTICA?
    difícil responder, porém, se refletirmos sobre as imagens e os textos postados, podemos ter uma idéia geral de que a ética não está presente em todos os cenários do mundo. Infelizmente, enquanto pessoas morrem de fome, outras gastam com coisas supérfluas. É injusto, mas enquanto a sociedade não parar pra pensar no conceito de ética, nada vai mudar.
    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  6. Formar uma fila no cartório eleitoral com um título de eleitor na mão para eleger uma pessoa ou várias pessoas que vao nos controlar e q só vimos na televisão ou ouvimos no rádio em um horário politico totalmente monopolizado por grandes partidos pode ser chamado de DEMOCRACIA??

    ResponderExcluir