quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sociedade Viva Cazuza


Fundada em 1990 em memória do cantor e compositor , que faleceu naquele ano vítima da AIDS , a instituição iniciou seus trabalhos junto ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle no Rio de Janeiro . Em 1992 se desligou do hospital e começou um trabalho independente fornecendo medicamentos , exames e assistência médica a pessoas carentes portadoras do vírus . Em 1993 após conseguir uma sessão de uso de um imóvel da Prefeitura do Rio de Janeiro , montou a primeira casa de Apoio Pediátrico do Município . A casa tinha como finalidade fornecer abrigo , tratamento médico , educação , reintegração familiar , lazer e cultura .
Hoje a Viva Cazuza conta também com um projeto de adesão ao tratamento atendendo mensalmente 140 pacientes em tratamento na rede pública do Rio de Janeiro .
O foco principal dessa ong é dar assistência a crianças e adolescentes carentes portadoras do vírus da aids , assistência social a pacientes adultos em tratamento na rede pública e difundir informações científicas sobre HIV / AIDS além de esclarecimento de dúvidas para profissionais de saúde ou leigos .
É interessante vermos que apesar do preconceito que existe com as pessoas portadoras do vírus , existem pessoas que se dispõe a acabar com isso e ajuda-lás . Uma iniciativa totalmente ética e de extrema importância para a nossa sociedade .
Francine de Almeida

3 comentários:

  1. Não só essa ONG trata de crianças com HIV. Aqui em São Paulo há, por exemplo, a Casa Vida.
    Divulguem, espalhem...

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Em Pernambuco temos o Grupo Viva Rachid, que tem um método diferente de atuar da Sociedade Viva Cazuza. Sem separar as crianças de seus parentes, evitando assim uma crise futura quando atingem a maioridade e não podem morar mais na casa de apoio.
    O Grupo Viva Rachid já serviu de referencia para outras ONGs. Procurem a historia da instituição no Google.

    ResponderExcluir